Veículo que saiu na tarde deste sábado (18/12) da Baixada Santista com 11 presos capotou na Rodovia Marechal Rondon, em Promissão; sete detentos ficaram feridos. Responsável pela escota não resistiu aos ferimentos.
A viatura estava sentido a capital. E tinha como destino a cidade de Lavínia.
Havia dois Policiais Penais, o condutor não sofreu ferimentos graves, porém o outro colega foi socorrido pelo Helicóptero Águia da PM, onde infelizmente ele acabou sendo projetado para fora da viatura, não resistindo e vindo a falecer.
A Associação do Movimento dos Agentes Fortes de Minas Gerais AMAFMG presta nossos sinceros sentimentos a todos familiares e amigos.
A poucos dias também no Estado de Minas Gerais uma viatura similar também capotou. A mesma está realizando a escoltas de presos.
Nota se que o Sistema Prisional Brasileiro independente do Estado brasileiro, apresenta os mesmos problemas:
Falta de extrutura física e as Unidades Prisionais;
Não reconhecimento das Policias Penais em seus Estados;
Falta de Servidores Agentes Penitenciários;
Criações de suas Leis Orgânicas;
Desvios de Função.
Dentre outros sérios problemas nessa categoria. Que consideram estarem abandonados. Como se fossem a anos atrás em seus tratamentos como meros carcereiros.
Governo Federal e Estaduais precisa com urgência dar atenção a classe do Sistema Prisional Brasileiro.
Pois são verdadeiro servidores valentes, que convivem no dia a dia um ambiente em que só eles sabem a rotina, principalmente a periculosidade, ligada ao Estado emocional psicólogico.
Júlio Costa
Presidente da Associação AMAFMG
Belo Horizonte MG.