A Associação, nos últimos dias, vem intensamente recebendo notícias e informações de operadores da segurança pública a respeito da situação da mesma, que está abandonada no Estado.
A população acompanha que a criminalidade aumentou no último ano; muitos presos de “saidinha” não retornaram, sinalizando que não estão na rua buscando um trabalho digno.
O correto é acabar de cumprir sua pena e sim, retornar à sociedade e “não ficar devendo à justiça,” sem se preocupar de a qualquer momento serem presos.
A Segurança Pública de MG espera apoio do governo de MG em suas ações. Policiais receosos de perderem cargos conforme suas ações.
Mesmo em situações que necessitam usar armas letais, para não perderem suas vidas.
Há Estados no Brasil onde ações ilegais de policiais são corrigidas ao rigor, mas na maioria desses Estados, amparam os seus Policiais.
Dentro de Unidades Prisionais é a mesma coisa; observam-se denúncias infundadas que levam os Policiais Penais à desmotivação no dia a dia dentro das Unidades.
A AMAFMG levou várias pautas ao Governador Romeu Zema. Mas, se quer depois de eleito, quis sentar com a Associação. Ele virou as costas.
A Associação esperava mais do atual Secretário da SEJUSP, Rogério GRECO, quando o general Araújo deixou a pasta.
São inúmeros Ofícios da Associação ao Rogério GRECO para se sentar, levar sugestões e combater as ilegalidades dentro das Unidades.
E são situações que envolvem pessoas de dentro das direções regionais, na corregedoria e serviços de Inteligência que acobertam.
Pois ainda estão com “apadrinhamento”. E justamente para que servidores legalistas nesses setores estratégicos descubram ilegalidades e estes tenham que afastar, perder cargos e responder procedimentos administrativos.
Muitas situações são Vantagens indevidas, escalas de trabalho, improbidades administrativas. Muitos favorecimentos até mesmo amorosos.
E tudo vai contra o que o Governador Romeu ZEMA prometeu que seria por meritocracia.
Cogita-se a ida despedida do atual Secretário Rogério GRECO, que já alguns meses havia mostrado que deixaria a segurança pública de MG.
A Associação deixa claro que todos têm suas oportunidades e se não deu certo, desejamos ao Rogério GRECO boa sorte em seu Instituto, em seu tempo dedicado a seus cursos online, e que Romeu Zema Governador acerte em um secretário que vá às ruas junto com as Polícias.
Que venham da área operacional. Entendam as dificuldades dos Policiais de MG, e busquem soluções junto ao TJMG, MP MG, ALMG e ao Governador.
E tenham certeza de que a missão será árdua do próximo secretário, concretizando a saída do Rogério GRECO da pasta.
Pois são inúmeros Ofícios enviados e vários não foram solucionados.
E que será preciso também a substituição de diretorias dentro da SEJUSP, do DEPEN também. Bem como chefias de gabinete que até negam horas extraordinárias para os policiais penais, negando conhecer o que se trata em um decreto ou resolução.
Não conseguiram solucionar a carga horária “escrava” de 40 horas SEMANAIS da polícia Penal.
Isso que as Polícias reclamam não tem o apoio de cima.
Essas pessoas teriam que estar lá dentro de unidades, em estradas escoltando presos para ver como é arriscado suas vidas.
Setores como DGP, RH do DEPEN precisam ser revistos. Há policiais penais desde a SUAPI-SEAP que não trazem nenhuma melhoria para quem está na operacional.
Tudo isso e mais da Segurança Pública em geral foram feitas as tentativas de reunir com governo e dialogar, mas não quiseram.
Iremos juntos com a segurança pública caminhar, pois governador, secretário passam, as classes ficam.
E já deixamos claro a todos policiais e servidores da segurança pública, confiem, não recuem, as famílias de vocês precisam de cada um.
Já estamos em fase final da rádio FM, onde daremos voz a todos.