Home SEJUSP SEAP lança Sistema Integrado de Gestão de Escolta (SIGE)

SEAP lança Sistema Integrado de Gestão de Escolta (SIGE)

por AMAFMG Agentes Fortes

Em mais uma ação voltada para a modenização do Sistema Prisional e, visando ampliar os resultados na prestação dos serviços de escoltas de presos, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) implementou o Sistema Integrado de Gestão de Escolta (SIGE) que, a partir de uma plataforma desenvolvida por Agentes de Segurança Penitenciários que possuem formação acadêmica e experiência em tecnologia da informação, permitirá a otimização dos resultados na condução de presos para fóruns, delegacias de polícia e hospitais, dentre outros, a partir de uma gestão informatizada que reduz custos e aloca os recursos humanos e logísticos de acordo com a necessidade do serviço.

O SIGE foi apresentado no dia 12 janeiro, durante reunião gerencial conduzida pelo Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski e, na ocasião, os Agentes Penitenciários que desenolveram os sistemas, Mateus Coimbra Pereira, (Analista de Sistema); Marco Túlio Barbosa Cortezão (Analista de Banco de Dados) e Márcio Vieira Antônio Júnior (Designer), fizeram a exposição da funcionalidade do novo Sistema e discorreram sobre a importância do investimento em tecnologia da informação na gestão prisional.

Em sua fala, o Secretário destacou o papel do Servidor da SEAP na construção de ferramentas aptas a tornarem a prestação de serviços cada vez mais qualificada. “É muito bom ver nesta reunião gerencial Agentes de Segurança Penitenciários como o Márcio, o Mateus e o Cortezão e, melhor ainda, saber que estes três servidores se debruçaram sobre uma problema e apresentaram uma solução que trará ganhos de toda ordem para o Estado, para a SEAP e, principalmente para a sociedade. Digo que haverá um ganho para a sociedade, porque a agilidade e a presteza na apresentação de presos para as audiências em juízo, oitivas em delegacias de polícia e para o atendimento em estabelecimentos hospitalares, traz para todos nós, servidores públicos ou não, a certeza do que se espera da máquina pública em termos de regular funcionamento”.

Ainda, em sua fala, o Desembargador Francisco Kupidlowski destacou o compromisso do Governo do Estado em investir na modernização do Estado e, no nosso caso, na SEAP. “Para que uma instituição seja eficiente, eficaz e efetiva na prestação de serviços, deve haver uma sintonia fina entre as novas tendências tecnológicas, o comprometimento dos seus servidores e uma gestão proba. Com a entrega desta ferramenta, voltado para o gerenciamento das escoltas, a SEAP dá mais um importante passo na busca da excelência no acautelamento de presos”.

A respeito do tema, o Secretário Adjunto, Marcelo Gonçalves, destacou quão valiosa é a tecnologia na gestão pública e pontuou os ganhos indiscutíveis para o Estado e para os Servidores com o funcionamento de um Sistema que permite reduzir esforços e potencializar resultados. “Estamos no caminho certo, e isto precisa ser dito. Trabalhamos, hoje, buscando soluções modernas para problemas que sempre existiram no Sistema Prisional e cujo enfrentamento se faz com ações técnicas e visão de futuro”, concluiu o Secretário Adjunto.

Para o Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar, o trabalho desenvolvido pelos servidores da Diretoria de Sistemas e Informação é digno de aplausos. “Modernizar a prestação de serviços na SEAP, este é o caminho e, poder contar com a inteligência, competência e, principalmente responsabilidade e profissionalismo dos próprios servidores da Secretaria neste processo de crescimento, faz com que as políticas públicas alcacem todas as Unidades administrativas e Prisionais, no menor tempo possível. Com o SIGE, estamos dando suporte tecnológico a um serviço por demais relevante no Sistema Prisional”, arrematou o Chefe de Gabinete.

A gestão tática e operacional das escoltas de presos cabe à Subsecretaria de Segurança Prisional e, para o Subsecretário Washington Clark, a implementação dessa ferramenta tecnológica resultará em um avanço extraordinário na gestão de escoltas. “Isso propiciará a otimização de recursos, eliminação de retrabalho, economia aos cofres públicos e, acima de tudo, demonstra a competência do grupo de Agentes de Segurança Penitenciários em exercício na Diretoria de Sistemas de Informação, os quais em tempo recorde, com o sacrifício de horários de descanso, desenvolveram o inovador software”, destaca o Subsecretário.

Em suas observações, a Assessora de Gabinete da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Inovação e Logística (SULOT), Gilcélia Aparecida de Oliveira Ramos destacou que a plataforma faz parte de diversos trabalhos executados pela SULOT em busca de soluções para os problemas enfrentados pela SEAP. “Esse sistema traz, principalmente, segurança e aprimoramento da frota. Com isso, vamos ter mais viaturas liberadas para atender outras demandas e também uma redução de gastos. Por exemplo, onde a gente aplicava antes três viaturas para ir ao mesmo local, agora vamos conseguir fazer com uma única viatura.”

Em sua fala, um dos desenvolvedores do SIGE, Agente de Segurança Penitenciário Marco Túlio Barbosa Cortezão, fez registrar a satisfação em poder contribuir para com o crescimento e a modernização da SEAP. “Pelo fato de sermos Agentes Penitenciários, nos baseamos na realidade de quem está lá na ponta e irá executar o trabalho. Pensamos em uma plataforma que reflita a realidade do dia a dia do Sistema Prisional, levando em consideração os possíveis problemas e soluções. Prezamos por algo simples, com usabilidade e curva de aprendizado baixo”, afirma Marco Túlio.

Do papel para o computador

Atualmente, os pedidos são realizados por meio do preenchimento manual de um formulário, com os dados do preso, local de origem, destino e horário de comparecimento. No final do dia, a ficha é anexada a outras do mesmo tipo e encaminhada para o Centro de Comunicação Prisional (CECOM) que, manualmente, planeja a logística das escoltas dos próximos dias.

“A partir de agora, tudo será feito com cliques. Nós criamos uma inteligência no sistema para que ele receba todos os pedidos das unidades prisionais. Após a solicitação, o SIGE agrupa-os de acordo com o destino, data e horário de apresentação e sugere ao usuário gestor de viaturas quais escoltas são próximas de localização e tempo de execução. Então, o sistema pega todas as escoltas e agrupa por região, para assim, dar mais eficiência à logística; além de sugerir ao usuário qual o menor tempo e o menor esforço de execução da escolta”, explica o Agente de Segurança Penitenciário e Analista de Sistema, Mateus Coimbra Pereira.

O SIGE já está disponível na rede e possui uma interface simples, de fácil acesso e uso. Os servidores da CECOM já foram treinados e a previsão é que no início de fevereiro próximo todas as unidades prisionais já estejam habilitadas para usar a ferramenta.

Além do Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, participaram da reunião gerencial e de apresentação do SIGE o Secretário Adjunto, Marcelo Costa Gonçalves, o Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar; o Subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark; a Assessora de Gabinete da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Inovação e Logística, Gilcélia Aparecida de Oliveira Ramos; o Assessor de Gabinete da Subsecretaria de Humanização do Atendimento, Primo Leandro Torres de Abreu e o Diretor de Sistemas de Informação, Márcio José da Silva.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário