O Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, esteve nesta quinta-feira, 24.08, em Montes Claros, para inaugurar o Novo Anexo do Presídio Regional da cidade. A unidade prisional é a primeira obra entregue pela recém-criada Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), com investimento total de R$ 11.209.337,24 e capacidade para 210 vagas.
A nova unidade ocupa uma área de 3.200 m² e é composta por 26 celas comuns, com capacidade para oito presos cada; duas celas para pessoas com necessidades especiais; oito celas individuais; oito celas íntimas; cinco salas de atendimento; três salas de aula; dois vestiários; dois alojamentos; um refeitório; uma biblioteca; três parlatórios para atendimento jurídico; uma enfermaria e uma grande área de convivência para os visitantes. A nova unidade também conta com uma estrutura que permite aos Agentes de Segurança Penitenciários abrir e fechar as celas pela parte superior da edificação, evitando assim o contato direto com os detentos, minimizando possíveis riscos.
Gilton Costa, diretor-geral do Presídio Regional, destacou como o novo anexo o auxiliará no gerenciamento da unidade prisional. “Os funcionários estão bem satisfeitos, a construção garante uma segurança maior, já que o Agente vai ter um contato mínimo com os detentos. E também vai contribuir com as outras unidades da região, garantindo assim mais segurança para a sociedade”.
Outra novidade do anexo, é um espaço exclusivo para o Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Segundo o Agente de Segurança Penitenciário e coordenador do GIR, Marcelo José Mendes, ter uma nova base com essa estrutura, trará mais facilidades para o trabalho da equipe. “O espaço é mais adequado, tem mais conforto, além de ser estratégico, pois conseguimos dar um apoio mais rápido nos dois anexos”.
Carteira Funcional
Quatro servidores de Montes Claros receberam, durante a solenidade, a nova carteira funcional entregue em mãos pelo Secretário de Estado de Administração Prisional. O documento, que foi reformulado, é uma demanda antiga dos servidores do Sistema Prisional e contempla um dos objetivos da SEAP, a valorização do servidor. Ela é impressa em papel moeda e com o brasão do Estado de Minas Gerais. A carteira possui diversos mecanismos de segurança como o selo holográfico, impressões visíveis apenas com luzes ultravioleta, números de série para controle interno e QRCODE (quick response).
Elenice Evangelista Leão é Agente de Segurança Penitenciário há três anos no Presídio Alvorada de Montes Claros e fala com orgulho sobre o novo documento. “Sinto-me feliz porque é um reconhecimento. Dispor de um documento legítimo que nos identifique, é muito importante para nós”.