Home NOTÍCIAS Rebelião em SC. Policiais nas Mãos de Presos reféns. Veja vídeo.

Rebelião em SC. Policiais nas Mãos de Presos reféns. Veja vídeo.

por AMAFMG Agentes Fortes

Uma rebelião está em andamento na Penitenciária Sul, em Criciúma, desde a manhã desta sexta-feira (14). Um grupo de dez apenados da galeria H rendeu dois agentes penitenciários e a psicóloga da unidade, iniciando o tumulto pouco antes das 9h.

Os presos estão munidos de uma espingarda calibre 12, que era de um dos agentes reféns. A Polícia Militar, acionada para conter o movimento, apurou que os apenados reclamam melhores condições na penitenciária. Foram chamados para reforçar a ação junto à PM de Criciúma os batalhões de Içara e Araranguá.

Um preso e dois agentes feridos

Circulam áudios nas redes sociais que teriam partido dos apenados, e em um deles é referido que há um preso ferido, depois da primeira intervenção da PM para conter o movimento rebelde. A informação é confirmada por uma fonte policial.

— Tomamos conhecimento dessa rebelião. A Polícia Militar está contornando a situação. Entendemos que se trata de uma tentativa dos presos de causarem algum tipo de comoção, por entenderem que têm alguns direitos a mais. Acontece que essa unidade é considerada de segurança máxima, e tem um esquema disciplinar muito rígido. Muitos desses presos não se adaptam e acabam se rebelando — observa a juíza titular da Vara de Execuções Penais de Criciúma, Débora Zanini.

O Serviço Aeromédico (Sarasul) prestou socorro aos dois agentes penitenciários tomados reféns, que ficaram feridos. Um deles sofreu um corte no rosto e outro teve uma lesão na mão.

A rebelião ocorre na galeria H que é uma área externa ao pavilhão principal do complexo prisional. É nessa parte da unidade que são alojados os presos líderes de facções que são encaminhados para Criciúma. — De fato, foi ali, entre esses líderes de facções, que ocorreu a rebelião — confirma a juíza.

O Bope de Florianópolis também foi convocado para a operação, e chegou pouco antes das 11h. Com eles, chegou um negociador para levar adiante as tratativas com os presos. Corpo de Bombeiros e Samu também destacaram unidades a pedido da PM.

A região onde se localiza a Penitenciária Sul, na área rural de Criciúma, no bairro Vila Maria, está com os acessos cercados pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que presta auxílio, embora a área não seja de sua jurisdição. Não é possível se aproximar pelas vias dos bairros São Domingos e Espigão da Pedra, por conta de bloqueios montados a dois quilômetros da unidade prisional. 

Unidade lotada

A Penintenciária Sul tem 690 vagas, e encontra-se com 800 apenados. — Não chega a extrapolar tanto a capacidade. Está dentro daqueles 35% de excedentes recomendados pelo CNJ. Está no limite do razoável essa lotação — pondera a juíza Débora. — E os presos ali têm todas as condições de alimentação, abrigo e materiais de higiene. Não sabemos do que exatamente eles estão reclamando — reforça.

Um dos pedidos dos rebelados seria por um contato pessoal com a juíza, que se encontra em viagem de férias, e não está em Santa Catarina.

A penitenciária se localiza no limite de Criciúma com Araranguá e foi inaugurada em 2008. Trata-se da primeira rebelião de maior vulto na unidade, considerada uma das mais seguras do sistema prisional catarinense. 

Estado se manifesta

Por nota, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina se manifestou na manhã desta sexta, confirmando a ocorrência.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa informa que houve, na manhã desta sexta-feira, um fato de subversão à ordem na Penitenciária Sul, em Criciúma. Houve pronta resposta da SAP, de forma articulada com outras forças de segurança e apoio irrestrito da Polícia Militar. A ocorrência está em andamento e novas informações serão divulgadas ao longo desta sexta-feira.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário