O recém-nascido se engasgou enquanto amamentava e chegou a perder a respiração por alguns minutos
Um bebê de apenas 24 dias nasceu de novo. Ele se engasgou enquanto amamentava e chegou a perder a respiração, quando, por telefone, o cabo do Corpo de Bombeiros, Santiago, ajudou o pai a salvá-lo. O caso ocorreu, nesse sábado (15), em São João Del Rei, na Região Central de Minas.
“O pai me informou que o menino estava ficando cianótico (arroxeado) e que parecia estar perdendo a consciência. Passei então a orientá-lo sobre as manobras de desobstrução, enquanto a Cabo Carolina acionava a Unidade de Resgate, que estava na rua retornando de outro atendimento”, relatou o Bombeiro.
Mesmo com as primeiras manobras de desobstrução, o bebê ainda não conseguia respirar, mas o Cabo Santiago manteve a calma e continuou insistindo nos procedimentos. Após oito minutos, o choro do bebê foi ouvido, indicando que a respiração tinha voltado. Pouco tempo depois, a Unidade de Resgate chegou ao local e constatou que o bebê estava mais tranquilo, respirando normalmente no colo da mãe.
Devido ao tempo que ficou sem respirar, o bebê foi levado para a Santa Casa para uma avaliação médica e passa bem. “É emocionante saber que pude ajudar a salvar uma vida”, afirmou o militar, que atua há 14 anos no Corpo de Bombeiros.
Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/por-telefone-bombeiro-salva-bebe-de-24-dias-engasgado-com-leite-1.3044696