A Polícia Federal, em ação conjunta com o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Onix, para desmantelar uma organização criminosa responsável por atentado contra a vida de servidores públicos federais em Porto Velho.
As investigações tiveram início em junho de 2.020, após um atentado frustrado contra a vida de um homem que se passava por policial penal federal, na cidade de Porto Velho, a mando de uma facção criminosa estruturada no Estado de São Paulo e que tem líderes presos em penitenciárias federais.
Após meses de investigação, a Polícia Federal conseguiu identificar diversos responsáveis pela organização do plano criminoso, tendo a 3ª Vara Federal de Porto Velho decretado a prisão preventiva de seis pessoas no Estado de Rondônia e deferido o pedido de busca em três imóveis.
A operação realizada em conjunto entre a Polícia Federal e o Depen representa uma resposta das forças de segurança contra os ataques planejados por facções criminosas no país, buscado responsabilizar todos aqueles que integrem organizações estruturadas para atentados contra o Estado e seus servidores.
Os presos, após serem ouvidos na sede da Polícia Federal, deverão ser transferidos para penitenciária federal e responderão pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e organização criminosa, com penas que ultrapassam 18 dezoito anos de reclusão.