Os detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) confessaram aos policiais penais que iriam fugir daqui três ou quatro dias
Policiais penais do Distrito Federal conseguiram frustrar mais uma tentativa de fuga no Complexo Penitenciário da Papuda, nesta segunda-feira (1º/2). Dessa vez, cinco presos lotados no Centro de Detenção Provisória I (CDP I) planejavam fugir. A unidade prisional é a mesma que, na sexta-feira (29/1), 11 internos cavaram buracos no teto para evadir-se do local. As informações foram confirmadas ao Correio pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).
Os presos são do Bloco 6 da cela A-11. Imagem enviada ao Correio mostra o teto com buracos feitos por uma espécie de faca artesanal, produzida pelos próprios custodiados. Descoberto o plano de fuga, os detentos confessaram aos policiais penais que iriam fugir daqui três ou quatro dias.
Segundo as investigações, cinco internos estariam envolvidos na ação, sendo que três deles eram de outra cela. Todos os envolvidos foram transferidos para o Pavilhão de Segurança Máxima (PSM).
Outra tentativa
Essa é a segunda tentativa de fuga em quatro dias. Na sexta-feira, 11 presidiários tentaram fugir do CDP I. O plano foi descoberto após um policial desconfiar do comportamento de um dos detentos. Enquanto os internos estavam no horário do banho de sol, o agente se deslocou até o Bloco 6, na cela 5 da Ala B para verificar o que o preso fazia no local, momento em que encontrou a estrutura danificada, com o vergalhão rompido. Os 11 custodiados foram encaminhados ao PSM.
Ainda nesta segunda-feira, o 15° interno que participou da maior fuga da década na Papuda foi recapturado. Wanderson da Silva estava em Caldas Novas (GO) – distante cerca de 303km de Brasília – curtindo uma vida de luxo no município goiano. Outros dois detentos seguem foragidos.