O Estado de Goiás com eficiencia, luta, esforços reconheceu a classe de Agentes Penitenciários como Políciais Penais.
Uma vez que já está previsto na Constituição Federal, porém cada Estado tem que reconhecer. Estado como Minas Gerais ainda está lentamente sem esforços para essa valorização da classe de Agentes Penitenciários.Notas se que em Minas Gerais, a cada dia a classe vem desmotivando. Agentes Penitenciários de Minas Gerais se sentem desvalorizados:
- Distanciamento com sua Secretária SEJUSP e DEPEN MG, numa falta de diálogo;
- Sem Infraestrutura;
- Recursos matérias insuficientes;
- Ainda deparam com desvios de função;
- Ocupação de cargos de direção de Unidade Prisional sem meritocracia;
- Não definição de uma carga horária digna e humanizada;
- Falta de eficiência e qualidade nas apurações de Ilegalidades e abusos de poder, consequêntimente Assédios Morais demasiados;
- Diretorias setoriais administrativas dentro do DEPEN sem uma interlocução com os agentes da linha de frente nas Unidades Prisionais;
Uma Lei Orgânica sem estudos transparentes, com participação dos principais interessados: os Agentes Penitenciários.
As Avaliações de desempenho anuais contrários ao que se determina e sim punitivas, Falta de reconhecimento também aos diretores Prisionais, em condições de trabalho e, vários outros problemas que só se agrava. Pois governantes passam, e a categoria fica e, o que se observa são interesses particulares , políticos. Lamentação de um agente Penitenciário:
Não entendemos o que se passa na cabeça de alguns colegas. Tanto se pedia um deputado estadual agente Penitenciário, fizemos e nada deu certo. Tanto se pedia um agente Penitenciário a frente do alto escalão da classe, foi colocado, porém não vemos ações vestindo nossa farda, nos ajudando. Infelizmente temos que se contentar com ex militares a frente de uma classe que é nossa…
Sendo assim, vários estados reconhecendo os Agentes Penitenciários, como Políciais, e Minas Gerais no final da fila. Será que nos próximos 2 anos ainda isso aconteça, pela vontade da SEJUSP e DEPEN MG?! A AMAFMG está e continuará junto aos parlamentares na assembleia Legislativa que vem lutando para esse feito.
Unidos Somos Mais Fortes
Júlio Costa
Presidente AMAFMG