Nesta quinta-feira (26 de setembro), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros da facção criminosa Comando Vermelho, incluindo o líder do grupo no estado. As ações ocorreram nas cidades de Muriaé, Juiz de Fora e Cataguases, na Zona da Mata, e no Rio de Janeiro.
A quarta fase da operação “Mecanismo” teve como foco as principais lideranças do Comando Vermelho em Minas Gerais. Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, além de 12 mandados de busca e apreensão. Ao todo, sete pessoas foram denunciadas por crimes de organização criminosa armada, corrupção ativa, e facilitação de entrada de celulares em presídios.
De acordo com as investigações, a facção contava com quatro núcleos operacionais:
- Núcleo de liderança: Tomada de decisões estratégicas e coordenação das atividades ilícitas.
- Núcleo gerencial: Coordenação da logística financeira e gestão dos recursos da facção.
- Núcleo corrupção: Funcionários públicos que facilitavam as atividades criminosas.
- Núcleo operacional e “disciplina”: Execução de crimes como distribuição de drogas e violência para a manutenção das operações da facção.
As diligências continuam em andamento e novas informações serão divulgadas ao longo do dia.
A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Visconde do Rio Branco, com o apoio das unidades de Gaeco de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro, além da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, Promotoria de Justiça de Execuções Penais de Muriaé, e a Polícia Militar de Minas Gerais.
AMAFMG – Associação Movimento Agentes Fortes de Minas Gerais
Presidente: Júlio Costa
“Unidos Somos Mais Fortes”
Saiba mais no site: www.amafmg.com.br
Telefone: (031) 3444-4159
Email: amafmg@gmail.com