NOVO EQUIPAMENTO SOCIOEDUCATIVO É PRECONIZADO PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, representando o prefeito Odelmo Leão, esteve presente na manhã desta terça-feira (9) na inauguração da Casa de Semiliberdade de Uberlândia, da Superintendência de Atendimento Socioeducativo (Suase).
Em Uberlândia.
O espaço terá 20 vagas para jovens de 12 a 18 anos do sexo masculino autores de atos infracionais.
Durante a oportunidade, a Secretária estendeu o apoio da Prefeitura ao espaço.
“Estamos de portas abertas para parcerias e projetos, como já realizamos em outros equipamentos de ressocialização do Estado.
Já estamos conversando com os responsáveis pela Casa e nos colocamos à disposição para o que conseguirmos contribuir no resgate desses jovens”, afirmou.
As autoridades e convidados presentes passaram por uma visita guiada para conhecer as instalações da unidade de Uberlândia e, ao fim da cerimônia de inauguração, fizeram o descerramento da placa.
“Uberlândia terá a condição de ter um ciclo mais completo do atendimento semieducativo.
Importante momento, história que se inicia, uma resposta de maneira integrada, uma sinergia entre a sociedade civil organizada.
Com a inauguração deste espaço, fazemos cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o comprometimento com a ética e zelo pela comunidade”.
Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, representando o responsável pela secretaria, Rogério Greco.
A semiliberdade está prevista no ECA e prioriza a utilização de recursos existentes na comunidade, com o desenvolvimento de um trabalho com as famílias e a construção de parcerias que possibilitem a utilização dos espaços públicos pelos jovens.
No cumprimento da medida, eles são encaminhados para a formação profissional e participam de oficinas e atividades de cultura, esporte e lazer.
A Casa de Semiliberdade é uma realização a partir de um compromisso firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Estado de Minas Gerais, por meio da 2ª Pactuação de Atos Preparatórios para a Expansão do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Pacto de Expansão).
Para o funcionamento da unidade, foi adotado o modelo de cogestão, que consiste em uma parceria com uma entidade sem fins lucrativos que administra a unidade, sob supervisão da Superintendência de Atendimento Socioeducativo (Suase).
Mais Duas Unidades da Região do Triângulo Mineiro receberam a visita do Secretário Adjunto da SEJUSP para Inauguração das casas de Semi Liberdades .
Na cidade de Uberaba e Patrocínio.