O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, Regional Uberlândia, deflagrou hoje, 21 de novembro, a 4ª fase da operação Celular Zero para apuração e repressão a uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, corrupção, lavagem de capitais e ingresso de celulares dentro de unidades prisionais da cidade de Uberlândia, Triângulo Mineiro, e região.
A ação conjunta contou com a participação de das polícias Civil, Militar e Penal para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, inclusive, contra um policial penal. De acordo com a investigação, uma organização criminosa foi montada em Uberlândia e região, formada por presos, servidores públicos e pessoas em liberdade, para cometer crimes como corrupção ativa e passiva, tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes, introdução de aparelho celular em presídios e lavagem de capitais.
Entre os investigados, estão: servidores públicos vinculados ao sistema prisional na cidade de Uberlândia, bem como presos integrantes da maior organização criminosa do país, a qual conta com ramificações internacionais inclusive. De acordo com o Gaeco Uberlândia, as apurações prosseguem em andamento, de forma sigilosa, sendo que não haverá entrevista coletiva.
Fonte: https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/gaeco-realiza-4-fase-da-operacao-celular-zero-para-combater-organizacao-criminosa-em-uberlandia-e-regiao.shtml