Home Sem categoria DENÚNCIA: Compras superfaturadas de Presos MG

DENÚNCIA: Compras superfaturadas de Presos MG

por AMAFMG Agentes Fortes

Super faturamento em Compras de Presos na Penitenciaria de Patrocínio.

A Associação AMAFMG vem recebendo varias e varias denuncias da Unidade Prisional da cidade de Patrocínio.

Como a ultima de nível gravíssimo onde há servidores na função de lideres de equipe recebendo ao conhecimento dos Diretores vantagens indevidas, ou seja sem previsão legal como: Folgas e Bancos de Horas.

Isso ao conhecimento de todos que é grave e proibido. Ou seja, havendo dolo e má-fé nessa situação. E se espera providencias da Ouvidoria do Sistema Prisional, no Núcleo de freqüência para apurações eficientes.

Tamanha Ousadia. Fazendo assim não merecedores de um cargo de Confiança do alto escalão, traindo a confiança do Estado. Demonstrando não serem merecedores para representar o Estado e seus subordinados. Deixando em alerta que mais coisas graves pode haver pela frente.

E que tudo é levado oficializando os Órgãos competentes para apurações, correições do Sistema Prisional, Como: SEJUSP, DEPEN, OUVIDORIA.

CARTA DE PRESOS

Portanto chegou uma denuncia há poucos dias escrita em caneta e em papel de caderno. Onde presos da Unidade Prisional no Triangulo Mineiro da cidade de Patrocínio cita que suas compras que é feita em um único supermercado a mais de 10 anos estão sendo SUPERFATURADAS, ou seja, os valores cobrados estão acima do preço vendido normal no comercio da cidade e para pessoas da cidade. O que se entende.

Julio Costa no vídeo mostra a carta. E logo ai abaixo foto de parte da carta dos presos relatando os valores.

Sabendo que essa Unidade Prisional foi citada na reportagem sobre a OPERAÇÃO ALEGRIA que prendeu Advogados, Agentes Penitenciários na cidade de Belo Horizonte no mês de Outubro ao combate em esquema que vendia vagas em presídios. Veja ai anexo Copia de Jornal.

O QUE É ESSAS COMPRAS PARA PRESOS (ENTENDAM)

Segundo relatam na Denuncia, essas compras acontece nessa Penitenciaria a mais de 10 anos (ela foi inaugurada em 2006).

COMO FUNCIONA?

Os familiares de presos até podem depositar via VALE POSTAL pelos correios valores em dinheiro. Onde Agentes Penitenciários ligados a Direção, e responsáveis por organizar essas compras, Deslocam em veiculo oficial, na maioria das vezes, apenas 02 (dois) Agentes até os correios para retirar o dinheiro.

Isso não esta nas Atribuições dos cargo dos Agentes Penitenciários, realizar esse tipo de transporte em valores, espécie em dinheiro. Expondo ao risco.

Muito menos realizar compras para os presos
Esse dinheiro é levado e depositado no setor que chamam la de financeiro, onde tem até servidores que dão os detalhes, de qual valor em dinheiro já se chegou a ter nesse cofre. Segundo fontes são valores altos.

Independente no numero de presos.

Alem dessa forma de entrar dinheiro nessa Unidade, familiares de presos também deposita em dias marcados como em dias de Visitas Sociais em finais de semana quantias em dinheiros.

Esse dinheiro é registrado no nome do preso e entregue a uma servidora do setor financeiro que sabe tudo a respeito em detalhes. Mais há mais pessoas que sabe nesse setor.

Segundo informações valores alto nesse Cofre.

Esses Agentes Ligados a direção, principalmente a Diretora Administrativa são os quais sabem dar detalhes.

Veja como funciona o procedimento

Pois esses agentes ligados a direção que são os quais levam uma lista nos pavilhões para os presos. Lista esta que consta o que eles (presos) podem comprar. Os presos marcam nesse papel (lista), o qual ela é devolvida a esse setor, que são chamados de AGENTES DA PRODUÇÃO.

Atenção: Essa Penitenciaria fornece todos os itens necessários básicos como de higiene. (Sabão, pasta dental, papel higiênico escova de dente) e ainda todas alimentações seguidas por nutricionistas (café da manha com pão com manteiga, café e leite) Almoco com legumes ou salada e sobremesa, frutas ou doces) e café da tarde com pão e café e também a Janta.

Lembrando que familiares em dias de visitas podem levar também certa quantidade de comida preparada, que é mais de 3 Kilos por cada preso. Sem dizer que há dia da semana, que familiares podem ir até a penitenciaria para depositar itens de necessidade,até mesmo bolachas, biscoitos etc.

Voltando ao procedimento das compras relatam que os Agentes da PRODUÇÃO ligados a direção são os quais que pegam a lista (essa que os presos já marcou o que vão comprar nessa semana) e levam para o supermercado.

O supermercado de nome OPERARIO é o qual das vendas dos produtos, que citam não saber ou ter visto outro supermercado também fornecer os produtos.

O supermercado separa cada produto por preso, do que tem na lista e faz a entrega na penitenciaria. Todas as compras são censuradas pelos Agentes, principalmente as agentes femininas, as quais poderão dar detalhes.

Segundo informações as compras são semanais, chegando a valores aproximados de 10 a 15 mil Reais por semana.
Sendo assim sim, nota se a quantidade de dinheiro que adentra nessa Unidade via depósitos.

O dinheiro é debitado no nome de cada preso no setor financeiro. O que o mesmo comprou.

Após a censura dos materiais, quem faz a entrega na imensa maioria das vezes dos produtos são os agentes da PRODUÇÃO, ligados a Diretora Administrativa. Pois eles que ficam com os cupons recibos fornecidos pelo supermercado.

Esses recibos segundo informações ficam arquivados na Unidade.

PRESOS CITAM O QUE PODE ENTRAR NAS COMPRAS PARA ELES POR EXEMPLO e ESTA NA CARTA:
Isqueiro 2,00 reais
Barra de Sabão 2,98
Sabonete 2.98 a 4.50 dependendo da marca
1 kg de doce 15 reais.
Escova de lavar roupa 3.89
Presto barba 3.98 e vários outros itens..
Segundo os presos, foram levantados os valores comparando em demais supermercados.

PRESOS CITAM TAMBÉM OS CORDÕES

Que o valor cobrado de 21,00 reais de um cordão custa 15,00 reais.
De 21.30 Reais cobrado custa 18,00 reais
De 22.50 reais cobrado custa 19.80
De 15.00 a 17.00 reais cobrados custa 13.00 reais (Cordões Coloridos).
Esses valores estão citados na carta dos presos. Quem paga são os presos, da mesma forma dos demais itens de higiene e comidas.

COMPRA DE ANTENAS DE TV

Segundo a Denuncia ainda, não esta nessa carta, mais relataram para a Associação, que presos reclamam. E até hoje se perguntar os mesmos, eles vão reclamar dizendo que acharam muito caro o preço das ANTENAS DE TV, que eles compraram por meio desse dinheiro ai que fica depositado no cofre da Unidade Prisional.

E que quem instalou as Antenas foi um Agente Penitenciário em dias de sua folga. E que ainda foi o mesmo que vendeu as Antenas. Os presos citam que é só pegar os recibos das compras das Antenas, e também pegar o recibo em que eles assinam autorizando a compra das Antenas e ouvir eles também. Ou seja, isso também passível de uma investigação, apuração pela dimensão dos detalhes. Onde eles sabem dar o nome do Agente Penitenciário que instalou as antenas e também do Diretor que Autorizou na época.

Chamamos a atenção para as Autoridades de Confiança do Governo para que se apure com todos detalhes. Pois na denuncia citam ainda, que Agentes Penitenciários poderão dar todos detalhes sobre tudo isso ai.

Quanto à entrada de dinheiro na Unidade, a forma que é feita por depósitos de familiares tanto via correio e via portaria da Unidade citada. E darão detalhes do cofre, dos Agentes que trabalham nessa equipe da Diretora Administrativa (Equipe de Produção), o qual em toda historia dessa Penitenciaria a grande maioria dos Agentes dessa Equipe são contratados, (fica a pergunta: Será porque ? Agentes darão ainda detalhes sobre só essa equipe ter acesso a entrega das compras aos presos e controle de recibos das compras, sempre os mesmo que buscava o dinheiro no Correio. E também dos Cordões de artesanatos.

Não queremos entrar na questão do pecúlio, que é uma poupança, formada pelo trabalho do preso, só liberada quando este é colocado em liberdade ou antecipado em casos excepcionais.

BLOQUEADORES DE TELEFONES.

No relato, citam que essa Penitenciaria vem passando por vários atos de corrupções onde servidores já foram flagrados levando telefones para presos. Porem o que deixa a questionar é a respeito dos Bloqueadores de telefones que foram Instalados nessa Penitenciaria.

Em que foi investido um valor grande em dinheiro na compra desses aparelhos, porem citam que quem instalou esses bloqueadores e sempre dava manutenção (regulagem) era Agentes Penitenciários ligados a Direção.

Ai surge às indagações:

Será que uma importante medida como essa e pelo investimento, não merecia um projeto? E também a garantia dos Aparelhos e seus funcionamentos por uma empresa do ramo? Porque foi Agente Penitenciário que ficou dando essas “manutenções”, mexendo nesses aparelhos constantemente?

O porquê da época da compra dos Bloqueadores não contratou uma empresa do ramo, com um projeto especifico para o local, de forma que o investimento não fosse jogado fora? Será porque não quiseram que realmente isso não funcionasse? São duvidas.

E que citam que presos estão conversando ao telefone dentro de celas, e bloqueadores não funciona.
Que são muitas coisas que já aconteceu e acontece nessa Unidade que tem há de se montar o quebra cabeça. Que de uns tempos em diante os Agentes passaram a ver de outra forma.

Que nessa Unidade Agentes recebem FOLGAS EXTRAS, HORAS A MAIS, para atuarem em cargos ligados a Direção. Gerando uma serie de conflitos internos entre servidores. Sem falar que colocam a segurança dos Servidores e da Unidade em risco. Pois realizam procedimentos fora do recomendado, justamente para não perderem as regalias, as vantagens indevidas.

EXEMPLO: Há até líder de equipe, que se ausenta da Penitenciaria em dia de seu plantão para ir ver jogo de futebol em Estádio estádio municipal da cidade, retornando com sinais de uso de bebida alcoólica. Levado isso a Direção porem nenhuma providencia tomada.


E que os Agentes que não cumprem as ordens ilegais são perseguidos. Que até uma morte de um Agente Penitenciário há vários detalhes.

E que é tanta coisa errada nessa Unidade que privilegiam alguns , que faz parte de atos e atitudes ilegais.

AGENTES REALIZANDO ESCOLTA ARMADA EM EMPRESA DO RAMO FINANCEIRO.

Por exemplo, membro do serviço de Inteligência esse na escala 24×72 principalmente aos dias de Sábados realiza escolta armada, se beneficiando do cargo de Agente por possuir arma fogo em uma empresa que vende Bilhetes conhecido como Triangulo da Sorte, uma empresa de titulo de Capitalização. Em vendas de cartelas que as pessoas aguardam sorteios.

Alem dele, há também membros do Grupo Tatico do GIR, (Grupo de Intervenção Rápida) que também atuam fazendo essa segurança na porta do estabelecimento em suas folgas. Todos Juntos. Que os mesmo escoltam pessoas da empresa com malotes até agencias bancarias, no centro da cidade.

Que há Fotos que comprovam.

Lembrando que na região do Norte de Minas Agentes Penitenciários também fizeram isso há pouco tempo, sendo esses investigados e segundo os últimos acompanhamentos foram punidos.

CONCLUINDO

Sendo assim é dever do servidor zelar pelas observações das Leis e Regulamentos. O qual todos por suas atividades irregulares respondem administrativamente, civil e penal.

O qual se agrava quando se tem a intenção, o dolo ou má-fé em suas atribuições.

Pois bem quem é leal ao seu cargo como nessa penitenciaria é perseguido, ou seja deixando esses servidores desmotivados, pois não é isso que leis, regulamentos etc nos impõe.

Pois observamos as normas e regulamentos, e vemos pessoas destruir nossa carreira com atos covardes, que levam os servidores a se adoecer.

Confiantes e ainda na esperança que se faça a Justiça nessa Penitenciaria, que já é anos que vem desmoralizando a classe de agentes penitenciários com noticias negativas.

Vamos ser sempre obedientes as ordens legais das chefias superiores, porem ilegais custa o que custa não iremos ser coniventes.

Resta-nos confiar em quem possa nos ajudar de forma transparente e que não deixar mentir, enganar os órgãos de fiscalização, correições e de justiça pelo correto. Pois que esta nessa Unidade na Linha de Frente já viu varias autoridades serem dilubriadas.

Estamos dando nossa vida, para que o correto vença o ilegal, que a honra esteja acima dos improbolos, dos corruptos, imorais, individualistas e oportunistas.
Att, Agentes Penitenciários.
____________________________________________________________________________________________________________________

Artigos Relacionados

Deixe um comentário