Aconteceu do dia 23 a 25 de Fevereiro 2021 no centro de treinamento e instrução Treme Terra CITT do Exército Brasileiro em Belo Horizonte, o Treinamento de Tiro para os Agentes Penitenciários lotados no COPE. Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional de Minas Gerais.
Com aulas Teóricas no próprio auditório do COPE e também aulas práticas no CITT. Iniciando todos os dias as 08:00 e ao término as 17:00 hs.
O corpo docente foram os próprios Instrutores do COPE.
Renato Vieira Brum
Edvano Vieira
Fábio de Souza Teixeira
Claudionor Aparecido B. Silva.
O objetivo do Treinamento, além de promover o aumento da produtividade , visa também o aperfeiçoamento interpessoal, qualificando os colaboradores e promovendo a segurança no trabalho.
Com a finalidade de realizar o nivelamento dos Políciais do Grupamento de Operações Táticas. GOT.
Essa parceria com o Exército Brasileiro, ou até mesmo com as demais forças de Segurança do Estado de Minas Gerais é de suma importante, pois a sociedade ganha com tudo isso, e as classes de Segurança na manutenção de laços amigos. Na troca de conhecimento e experiências.
Histórico do COPE
COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS MINAS GERAIS
HISTÓRICO :
Criado em 29 de Maio de 2003 como força de reação da Subsecretaria de Administração Penitenciária e posteriormente regulamentado através da Resolução 799/2005.
COPE, foi criado para proceder às escoltas de maior complexidade e operações diversas, nas unidades do sistema prisional do Estado.
Na época, executada, com exclusividade, pela Polícia Militar.
Através de um levantamento do número de ocorrências de escoltas nas unidades da Grande BH, que estavam sendo executadas pelas próprias unidades, com agentes contratados desarmados ou armados irregularmente, por não estarem qualificados para tal, percebeu-se a necessidade de criar um grupo de agentes efetivos, que depois de qualificados, executaria as escoltas que a PM estava deixando de executar.
Daí evoluiu para a criação do COPE, que além das escoltas executaria outras operações.
Para o inicio das atividades do COPE foram convocados aproximadamente 200 (duzentos) ASP’s efetivos das unidades da grande BH, que foram avaliados através de teste psicológico aliado a treinamento de MEAF, de onde foram selecionado 39 ( trinta e nove ) agentes , que após um período de 30 (trinta) dias de treinamento de tiro prático com armas de diversos calibres, atividades físicas, intelectuais e profissionais, no Batalhão Rotam da PMMG, tornaram – se aptos os agentes da 1ª turma do COPE para o desempenho de suas funções.
Sua primeira sede foi na Penitenciaria José Maria Alkimin em Ribeirão das Neves, e posteriormente transferido para um Prédio no bairro Engenho Nogueira .
Com o crescimento da então Superintendência de Coordenação da Guarda Penitenciária- SCGP e o aumento da demanda de serviços atribuídos ao COPE houve a necessidade do ingresso de novos agentes para fazerem parte deste Comando que através de novos processos de seleção ingressaram novas turmas conforme descrito abaixo:
2ª – Turma ingressou no ano de 2003 sendo 39 agentes qualificados pela ACADEPOL.
3ª – Turma ingressou no COPE em Junho de 2005 , sendo 27 agentes Treinados pelos próprios agentes do COPE.
4ª – Turma Ingressou no COPE em Janeiro de 2006 , sendo 16 agentes Treinados pelos próprios agentes do COPE.
5ª – Turma ingressou no Cope em Março de 2008 , sendo 06 agentes treinados pelo próprios agentes do COPE.
Dois anos e meio após sua criação, no ano de 2006 o COPE tinha em seu quadro funcional 120 ( Cento e Vinte) agentes, do qual realizava as funções a que lhe eram designadas pela Superintendência , a qual cabia a realização de escoltas em todo o estado e interestaduais, apoios a unidades prisionais e treinamentos de agentes Penitenciários efetivos e contratados de todo o Estado.
Atualmente o COPE conta com Aproximados 200 Agentes Penitenciários em seu quadro operacional, para a realização de suas atribuições e serviços ordinários .