Segurança Publica de Minas Gerais.
Viemos levar a todos do Estado de Minas Gerais, nossa imensa preocupação com a Saúde do Servidor da Segurança Publica.
Por uma Serie de motivos que esta adoecendo e até mesmo levando os colegas a cometerem atos de suicídios. Sem falar dos vícios com bebidas alcoólicas, drogas, problemas familiares conjugais, dentre outros.
Nesse sentido, queremos aqui falar da Carga Horaria, pois se Governos passados tivessem colocado pessoas competentes que realmente “batesse no peito” e defendesse aqueles que defendem a sociedade 24 horas por dia a situação não estaria ao ponto que chegou.
E agora com novo Governo em MG, aos 8 meses de administração estamos vendo a Segurança Publica passar por situações que se tratando quanto a Saúde do Servidor é só noticias ruins.
O qual sabemos de vários problemas dentro do Sistema Prisional:
Superlotação
Falta de Recursos Humanos e Materiais
Assédios Morais
Descumprimento de Legislação;
Dentre vários outros, que se formos citar demostra o caos do Sistema Prisional, como a alimentação e falta de estrutura nas Unidades Prisionais.
E agora o que assombra a qualidade de vida dos Agentes Penitenciários foi o Secretario de Estado de Justiça e Segurança Publica segundo os Diretores de Risp, determinar o fim da escala 24×72 em algumas Unidades o qual vinha tendo resultados positivos.
De enorme indignação da categoria segundo ainda informações nas reuniões dos Diretores de Unidade e Regionais, é que o Secretario General Araújo deu a ordem e nada mais.
E outras indignações também é que logo apos as visitas nas Unidades, em entrevista o Secretario dizer que as suas visitas são técnicas e que também e para melhorar as condições de trabalho dos Agentes Penitenciários.
Como assim?
Não dialogando com os mesmos, e dando a ordem para que a escala de Serviço de 24×72 seja retirada.
Uma vez que a classe nem esta questionando a falta de reconhecimentos, valorização, treinamentos, compra de armamentos do próprio bolso, questões salariais e adicionais, politicas de combate ao Assedio Moral e favorecimento dentro da Unidades, desvios de finalidade, dentre vários. Apenas poder ter condições de trabalho em tempo suficiente de descanso, para poder atuar nas atribuições do cargo frente a ressocialização do preso em Unidades que se encontra superlotadas.
Sendo assim a Presidência da Associação AMAFMG já realizou reunião com Diretor de Risp, e também conforme Oficio anexo já esteve na Cidade Administrativa na data de 21/08 protocolando com URGENCIA documento para o senhor Secretario e também para o Secretario Adjunto demostrando o quanto a escala 24×72 é positiva, e já sugerindo que na sua manutenção, pelo menos até que se monte uma comissão onde possa ter agentes penitenciários para fazer estudos, e implantar em Minas Gerais uma Carga Horaria Digna e Humanizada.
A AMAFMG, na pessoa de seu presidente Fundador Júlio Costa esta empenhado diretamente em mais essa causa, para diálogo com o Governador Romeu Zema e também com Parlamentares na ALMG que realmente estão com a camisa do Sistema Prisional.
Tenha certeza Agentes Penitenciários, todos sabem que é com a união com pessoas serias, responsáveis que podemos avançar. Deixando claro que essa pauta da carga Horaria do Sistema Prisional a AMAFMG oficializou em 2017 deputados que ai ainda estão e dizem vestir a camisa do Sistema Prisional, ou seja se lá atrás tivessem solucionado essa pauta, hoje a situação não seria essa, de todo desespero dos colegas.
Unidos Somos Mais Fortes.
Júlio Costa Presidente
Movimento Ordem e Progresso – MOP MG
Presidente Fundador da AMAFMG